sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Horace Swaby...ou melhor, AUGUSTUS PABLO

Yes I youth,
Sexta feira chuvosa na área e como será observado por todos ao longo desse ano, o Dia Dub nesse Blog que é mais pirata que o Alma Negra.

E hoje teremos o seguinte: um pouco sobre a vida e a obra dessa que é para mim, A MAIOR INFLUÊNCIA E REFERÊNCIA no que tange a ROOTS REGGAE /DUB: AUGUSTUS PABLO.

Nascido em 21 de Junho no ano de meu Jah do céu 1953, na cidade de St. Andrew , Jamaica. Augustus Pablo aprendeu a tocar orgão logo cedo no Kingston College School, o que mais tarde lhe trouxe o contato com o instrumento que ficaria para sempre marcado na história do Reggae, A ESCALETA (pode-se dizer Melodica) que era primordialmente usado nas escolas Jamaicanas para ensinar música às crianças.

No começo de sua trajetória gloriosa, Pablo gravou entre 1971 e 1973, vários hits como "Higgi Higgi", "East of River Nile", "Song of the East", e "The Red Sea" pelo selo Chin Loy's Aquarious Records. Mermão, logo na sequência Augustus Pablo entrou para a banda NEW GENERATION para tocar os keyboards.
Foi quando em 1972 gravou junto com Clive (Produtor), um dos seus maiores sucessos chamado JAVA. Esse som foi tão cabuloso que deu a Augustus Pablo, maior notoriedade em sua carreira solo, possibilitando-o trabalhar com nomes como Lee Perry e Leonard Chin e em pouco tempo, numa parceria com John Holt, emplacou mais um hit chamado "My Desire".

Augustus Pablo cria então seu próprio selo e lança um material instrumental de antigas versões gravadas no lendário Studio One. Com o sucesso desses lançamentos ele grava em 1973 o albúm " This is Augustus Pablo" e logo em 1974, em parceria com King Tubby, lança "Ital Dub". Ainda nessa parceria, em 1976 saia o aclamado LP "King Tubby Meets Rocker Uptown", e em 1979 chegava nas lojas de toda à ilha "Africa Must Be Free by 1983", álbum clássico de Hugh Mundell produzido por Augustus Pablo que produziu também muitos outros artistas : Dillinger, I- Roy, Jacob "Killer" Miller, The Heptones, Bob Marley e Horace Andy foram alguns deles.

Nos anos que se seguiram lançou LP's que foram sucesso após sucesso, tais como "East Of River Nile" (1978), e "Rockers Meets King Tubby in a Firehouse"(1980) e "Original Rockers"(1979).

Já nos anos 80 tentava se firmar na América, e em 1985 lança "Rising Sun", primeiro álbum realmente contundente de Augustus nessa década. Ainda em meados de 1987 faz uma Tour pelo mundo, mesmo ano em que grava de maneira histórica o Live in Tokyo, no Japão. No mesmo ano, "Rockers come East", recolocou Pablo de novo no topo.

E assim foi até o final de sua passagem nesse mundo, que se deu em 1999, por complicações respiratórias. Considerando-se que Augustus Pablo tivera durante toda vida, uma saúde frágil. Pablo teve dois filhos (Isis Swaby e Addis Swaby), que também seguem a carreira musical.

No verão de 2008 foi lançado o "The Mystic World Of Augustus Pablo", contendo quatro cd's, mais DVD com apresentações e também um com uma gravação rara com Hugh Mundell.


A seguir, vídeos que ilustram bem o texto e nos transportam nesse navio pirata para águas caribenhas, através do ritmo e melodia sublime de sua escaleta.


PABLO LIVES FOREVAH.



Video por : Rasorder



Video por : TarAntXon




Video por : GivethepowertoJah



E pra quem ainda não entendeu o que o cara significa, toma essa :

Produções ...

Aparece em ...

Como Engenheiro de Som...

Como músico...

Piano

Percussão

Variadas...

Arranjos



Give thanks to Jah. Ótimo final de semana pirataiada.
Alimentem seus papagaios.
One Love !

Rodrigo LandscAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário